A imagem acima é um recorte da obra Le Moulin de la Galette, do artista francês Pierre-Auguste Renoir.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Caracterização da abstração na obra de Milton Dacosta

Pode se caracterizar a abstração de Milton Dacosta como um resultado de um longo estudo em pintura, ele sempre foi um artista muito rigoroso e disciplinado com suas pesquisas artísticas, e levou cada processo às ultimas conseqüências, de modo a explorar todas as vertentes possíveis de seu processo.
O inicio de seu estudo traz características impressionistas, com uma incorporação da maneira estrutural que Paul Cézanne pintava, nessas obras já é possível observar certa geometrização na maneira de compor a tela, geometrização essa que levará sua pintura futuramente para a abstração. Quando viaja a Europa e a Nova York tem contato com artistas como Picasso Morandi, De Chirico, Mondrian, Modigliane e outros artista que só havia tido contato antes através de ilustrações em livros, e o contato com esses artistas levou Dacosta a tomar um rumo diferente em sua pintura que antes era totalmente figurativa e que a partir desse momento começa a caminhar para a abstração.

Milton Dacosta - Em vermelho (1958)


            




 
Depois da viagem sua pintura ganha características apontadas pelos críticos como cubistas, pois a forma como o artista utiliza o espaço criando os planos de cores e também pelas figuras aparecerem organizadas geometricamente e não possuir mais traços naturalistas, nessas obras a utilização da linha aparece como elemento estruturador, ou seja, o equilíbrio da tela parte da esquematização geométrica.
A partir dessa fase com tendência cubista Dacosta aos poucos se encaminha para a abstração, que surge como um processo de aprofundamento da sua experiência com o cubismo, nesse período ele produz uma série de natureza morta que são organizadas como se fosse uma grade geométrica, se tornam quadrados e retângulos organizados no centro da tela com uma coloração mais viva que aparece geralmente sobre fundo negro, a partir dessa série ele produz mais a série Castelos e Cidades. Em suas ultimas obras dessa fase é possível perceber uma linha horizontal principal que organiza o quadro, e outras que aparecem como desdobramentos dessa horizontal básica.
Assim é possível concluir que o processo para abstração é o resultado de todo o estudo minucioso que o artista estabelece com a geometrização, que esteve presente em toda a sua carreira artística.
                           Ana Carolina Gloor

(texto elaborado como exercicio avaliativo em sala de aula 11/11/2010)  

Nenhum comentário: